Como instalar um Varão de Cortina
Materiais
Varão Escolha o acompanhamento Medidas padrão: 1,5m, 2m e 2,5m. Para comprimentos maiores, junte dois varões com ajuda de conectores e um suporte central.
Obs: Para cobrir uma janela, considere uma sobra de pelo menos 10cm para cada lado na instalação do varão. Para sala, você pode cobrir somente a janela ou utilizar a cortina para toda a parede.
Escolha o diâmetro: 13mm: indicados para cozinhas. 19mm: indicados para quartos e cozinha 28mm: indacados para quartos e salas. Ou para cortinas pesadas.
Escolha o material adequado: Aço revestido: para ambientes onde não há maresia. Alumínio: indicado para ambientes com maresia pois não sofrem oxidação (praia) ou por questão estética.
Ponteiras Escolha 2 ponteiras de acordo com o diâmetro, material e cor do varão escolhido.
Suportes Escolha o modelo de acordo com o local de instalação: Escolha o material e cor de acordo com o varão escolhido. Certifique-se de que o diâmetro seja de acordo com o diâmetro do varão.
Defina a quantidade de acordo com o comprimento do varão: Varão de até 2,5m: 2 suportes. Varão a partir de 3m: Acrescente 1 suporte no meio.
Cada suporte acompanha parafuso(s) e bucha(s) para parede de alvenaria.
Obs: Caso a sua parede não seja de alvaneria, é preciso parafusos e buchas específicas.
Ferramentas
Nível
Furadeira ou Parafusadeira
Trena e Lápis
Broca de 5 ou 6mm ou Broca de vídea de 5 ou 6mm (no caso de parafusadeira).
Óculos de Proteção
Escada
Chave de fenda ou Chave Philips
Antes de começar
Para mais segurança, feche as janelas.
Certifique-se de que a parede seja de alvenaria e esteja limpa, lisa e nivelada.
Tudo Pronto? Mãos à Obra!
1. Meça 10cm do lado esquerdo e direito da janela e marque. A partir dessa marcação, siga em uma linha vertical e marque um segundo ponto 5cm acima da janela em ambos os lados. (Caso você queira a cortina mais alta ou deseja que a cortina cubra uma parte maior da parede, faça a furação de acordo. Estas medidas são o mínimo)
2. No caso de suportes com 1 ponto de fixação, os pontos de referência identificados no passo 1 servirão de marcação. No caso de suportes com 2 pontos de fixação, centralize cada suporte nos pontos de referência identificados no passo 1 e marque para a instalação dos parafusos. (Procure sempre utilizar os suportes com 2 parafusos. São mais seguros)
3. Com a furadeira e óculos de proteção, fure as marcações de cada suporte (1 ou 2 marcações, dependendo do modelo). Coloque as buchas com as hastes na posição vertical.
4. Para suportes com 1 fixação, sobreponha o furo da roseta acima da furação feita no passo 3. Segure a roseta e rosqueie o suporte no furo. Para suportes com 2 fixações, posicione-os nas furações feitas e parafuse-os na parede com a chave de fenda ou Philips.
5. Posicione o varão nos suportes e certifique-se de que ele esteja bem nivelado.
6. Retire o varão para passar a cortina. Certifique-se de que ambos os acabamentos das laterais da cortina estejam voltadas para a janela.
7. Posicione novamente o varão nos suportes. Deixe o último ilhós de cada lado da cortina depois do suporte, permitindo o travamento na hora de movimentá-la.
8. Encaixe as ponteiras de cada lado do varão. Deixe a abertura das cortinas como desejar e finalize com acessórios (presilhas, passamanarias, etc.)
Prontinho! Agora só curtir o novo visual da sua casa!
|